9/04/2017

Desconstrução não é um processo feliz

| |



É, eu não morri. Mas esse ano tem sido bem complicado e frustrante para mim. Está difícil arrumar um emprego, está difícil ser mulher e está difícil ser mãe. Independente de dificuldade, esse foi um ano de desconstrução e de transformação. Eu era uma pessoa extremamente machista e devido a algumas coisas que tem acontecido na minha vida e pessoas que tem me agraciado com um conhecimento gigantesco eu entrei num processo de desconstrução e ao contrário do que muita gente acha, apesar de ser um ato libertador, você não se torna uma pessoa feliz. O que acontece de verdade, você vira uma pessoa extremamente crítica, percebe que a maioria das pessoas a sua volta expõe discursos de ódio disfarçados de opiniões e taxada de “mimizenta”, feminazi, chata (ofensas essas que me envergonho de já ter usado com muita gente). Como estou no processo inicial de desconstrução, tudo me irrita, comentário, posts, músicas e até desenhos infantis. Você acha complicado as não perceberem aquilo que para você foi tão fácil enxergar, o que não foi, e nem é. 

  Nós somos machistas e desconstrução é um longo processo. 

Não me entenda mal, desconstruir não é uma coisa ruim, é um processo doloroso porem necessário.
Eu com esse texto chato, longo e repetitivo só queria dizer para as manas que dizem não ser feminista só peço duas coisas. 

  1. Antes de vir falar que feminista quer ser superior ao homem, saiba que queremos IGUALDADE. Qualquer coisa diferente disso não é feminismo e só é usado como manobra para desmoralizar um movimento que luta em prol de você.
  2.  Não critique, observe. Aquela sua amiga nova que leva toda a carga e responsabilidade por ter engravidado cedo, enquanto o pai nem é citado. Ou a tia que te incentiva a aprender a cozinhar e não a terminar a faculdade, porque mulher que não sabe cozinhar não casa. O fato de você ter que arrumar o quarto ou lavar a louça enquanto seu irmão está coçando o saco assistindo TV.

Eu não sou letrada ou uma conhecedora dos discursos feministas. Mas eu aprendi o significado da palavra sororidade. Eu confesso que precisei passar por situações em que o machismo me reduziu a um peito que amamenta, uma mão que limpa, fui considerada menos inteligente pelo simples fato de ser mulher ou não poder discutir assuntos como futebol ou anime porque o meu gênero só sabe falar de unha e cabelo. Então mana, antes de chamar a amiguinha de vagabunda, ou ficar bolada com a mulher que o TEU namorado da em cima, não vamos julgar previamente a coleguinha porque isso ajuda a reforçar estereótipos preconceituosos criados por uma sociedade machista e patriarcal.
  

Acompanhe também: Facebook | Youtube | Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link do seu blog - créditos

Tema Base por Butlariz