9/01/2016

Guia Transição Capilar

| |



Olá meninas!

Finalmente resolvi deixar as desculpas de lado e pôr o blog no ar. Então sem mais enrolação vamos ao post. 

Transição Capilar não é mais um assunto desconhecido, mas isso não torna ela fácil. Só quem já passou ou ainda está nela sabe o quão difícil, lenta e dolorosa pode ser., mas não desista ou se desespere é uma fase de autoconhecimento e aceitação. 
Eu fiquei em transição quase dois anos, mas sobrevir e vou mostrar a você que passar por ela pode não ser tão doloroso quanto pensa. Antes de qualquer coisa, entenda que mais que um processo capilar, a Transição é um processo interno. Então aproveite esse tempo para aprender mais sobre como você, mesmo fora do padrão, pode, e. É linda sendo simplesmente você.

 
O nome já é autoexplicativo. É o processo de passagem. Se seu cabelo era loiro e agora você está cuidando dele para ficar morena, você está em transição capilar. Mas no nosso caso o processo é um pouco mais doloroso. Cabelo com química até o natural.

Eu tinha esquecido completamente como era meu cabelo e ao passar pela transição aprendi como ele era e que cuidar de um crespo não é um bicho de sete cabeças como dizem por ae. Aprender a amar essa juba foi uma das melhores escolhas que já fiz. O processo de aceitação, de autoconhecimento que a Transição provoca na gente é assustador. Ele te muda por dentro e isso reflete por fora e em TODAS as áreas da sua vida.
    
Sim amiga, vai ficar feio, vai ter dia que você vai sentir falta da chapinha ou da Guanidina. Tem que ter força de vontade. Imprime um poste daquela crespa/cacheada que você acha diva e espalha pelo quarto, no espelho do banheiro se projeta com aquela juba linda, medita, respira e principalmente V I S U A L I Z A. Parece piada, mas isso realmente ajuda muito, ainda mais quando ele está com uma raiz gigantesca e com texturas diferentes ou quando aquele namorado infeliz diz que "prefere ele liso", ou a mãe falando que você ficou relaxada.  

Transição é um processo de mudança difícil, mas revigorante quando se atinge o resultado e você ve todo mundo que te criticou e falou que estava horrível, falando que seu cabelo está lindo e querendo saber o que você fez, enche a boca para dizer que está natural nega, porque você merece e é vencedora.

Como já dito antes transição capilar é o processo aonde você optar por parar de usar qualquer química no cabelo e passa a usar natural aceitando como ele é. Então amiga o primeiro passo é cortar qualquer processo químico. Aconselho também cortar a escova e a chapinha, mesmo não sendo um processo químico elas facilitam o cabelo a perder o formato natural e danificam os fios. 

Ao desistir da química e seu cabelo crescendo o normal é ele ficar com uma textura na raiz e outra ao longo dos fios. A melhor opção agora é procurar maneiras de igualar a cabeleira para isso tem a texturização. Existe vários jeitos de criar cachos no frio, da mais simples a mais elaborada, e com cachos grossos ou finos. Vários vídeos de guia no YouTube, experimente todas, e veja qual melhor se encaixa no seu gosto.

Embarque de cara no Cronograma Capilar ou/e na técnica Low/No Poo. Confesso que eu não faço Loo/No Poo só sigo o cronograma e a diferença que eles dão no cabelo é absurdo. Quando a gente dedica um pouco do tempo para cuidar dessa juba percebe que ela é linda e fácil de tratar. No fim do post deixo um guia para quem não conhece o Cronograma Capilar e farei um post bem detalhado sobre Low/No Poo. 

Ufá, acabou. Eu gosto tanto de falar sobre cabelo que eu poderia ficar aqui o dia todo. Mas para não ficar cansativo vou parar por aqui. Esse é só o primeiro do Guia Transição Capilar. Vou trazer uma postagem diária sobre cada assunto que engloba Cabelo Natural para que não fique confuso e eu possa explicar de uma forma bem clara.

Acompanhe também: Facebook | Youtube | Instagram

27 comentários:

  1. Eu imagino o quanto deve ser difícil tomar a decisão e mais difícil ainda é manter a escolha nos dias que você nao está se sentindo bem com o seu cabelo. Mas acredito que vale a pena o esforço, acho maravilhoso os cabelos com volume e valoriza ainda mais a mulher <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg pela visita.
      Eu me descobrir quando aceitei meu cabelo. É sempre complicado você se ver fora dos padrões né ?

      Excluir
  2. Eu tenho uns cachos no cabelo mas eu não consigo viver sem chapinha. Infelizmente ainda não consegui abandonar, sabe? Mas acredito que temos que ser felizes como quisermos. Admiro quem tem coragem de fazer isso. É realmente inspirador. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente, as vzs vejo cacheadas criticando alisadas. Mas isso nao pode acontecer a beleza da liberdade e da aceitação é a gente viver de forma a se sentir bem. :)

      Excluir
  3. Eu estou acompanhando bem de perto uma transição e eu como melhor amiga muitas vezes tenho que está ali forte para passar força e sempre dizer o quanto ela está ficando bonita e ainda vai melhorar! Por muitas vezes tirei da cabeça dela que ela desistisse e continuarei fazendo isso pois eu sei o quanto é complicada essa fase! Parabéns pelo post... faça mais assim que tenho certeza que será sucesso sempre! Um beijo e um cheiro enorme da Thata ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu papel é fundamental nessa fase da sua amg, porque chove palavras de criticas. Mas uma palavra de incentivo apaga qualquer critica.
      Obg e sucesso pra NÓS ! :D

      Excluir
  4. Moça, na escola tive uma professora que passou exatamente o mesmo processo. Acho lindo a transformação de dentro pra fora que a transição traz a quem faz. Você é linda e seu cabelo é lindo <3

    http://publicandoblog.wixsite.com/publicando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um processo de autoconhecimento. td mundo deveria passar por algo parecido. transforma a gente msm

      Excluir
  5. Olá Lucielle, adorei seu post e você é muito linda!
    Imagino que mudar nesse estilo deve ser uma decisão bem complicada, mas se realmente é algo que você quer, vá em frente!
    Não sei se você conhece a Franciely Bona do La Dinastia Fashion, ela sempre fala de transição capilar e de cabelos cacheado, recomendo o blog dela para você dar uma olhada! 💙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um pra lista dos blogs que vc me acrescentou rapaz. 💙

      Excluir
  6. MEU DEUSSSSSSSSSSSSSSS. seu blog é lindo meu amor <3
    Você escreve super bem , gostei das cores que acrescentou .
    Sobre seu post , já pensei em diversas vezes em começar
    uma transição capilar , sou super cacheada e com o tempo aqueles cachos acabou muito processo químico , já pensei sim em deixar esse processo pra lá , mais sinto que ainda não estou pronta pra começar uma transição .. Começar e parar no meio do caminho não dá tem que ser algo bem pensando e tenho que fazer porque quero fazer e quero a mudança .
    Gosto do meu cabelo liso por achar prático , mais confesso que o cacheado é tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente tem é que se sentir bem.
      A transição é um processo bem difícil mesmo caso opte por ele se trabalhe bem antes.
      Obg pelos elogios. obg mesmo. 💙

      Excluir
  7. Oie, tudo bem?
    Que blog lindo ♥♥

    Eu já pensei várias vezes em fazer essa transição capilar, mas a química me fez mudar de ideia. Houve um tempo em que eu achava que apenas o liso ficaria bonito e tal (ai que besteira, né?), mas agora me dou muito bem o cacheado ♥
    Temos que fazer algo que nos faça bem, não é? Seja deixar o cabelo liso ou cacheado mesmo. Se for te fazer feliz, vá em frente <3

    Beijos,
    Flá Bergamin
    http://voceetaolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não deve ser fácil mesmo, mas, eu amo amo amo as crespas e cacheadas, acho tão lindo, tão afirmativo, e acho que as mulheres que optam pela transição são realmente corajosas! Quero ver foto de antes e depois! HAHAHAH <3

    Amei seu blog <3

    ResponderExcluir
  9. Admiro muito quem toma essa decisão de fazer transição.. Não deve ser fácil, mas se libertar e ficar linda, não tem preço né? Post muito útil!

    ResponderExcluir
  10. A transição capilar requer muita determinação e isso você teve, só pela determinação merece um parabéns! E merece um outro parabéns por querer a sua identidade capilar de volta!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post! Faz apenas um mês que estou em transição, mas não tem sido tão difícil pra mim. Eu estava sem química desde abril e já fiz o meu primeiro big chop. Agora é cuidar e tentar me recuperar dos +10 anos de guanidinha, progressiva, definitiva e blá blá blá. Minha maior dificuldade mesmo ta sendo encontrar os produtos certos pro meu 2C, 3A e 3B (uma bagunça hahaha), e olha que eu nem faço no/low poo, aí não fico na neura de procurar produtos liberados. Mal posso esperar pra ver meus cachinhos tomarem forma!

    Beijo!
    Caroline nas Nuvens

    ResponderExcluir
  12. Que fofo! Meu cabelo é cacheado, esses dias eu quis alisar, mas voltei atrás (amém!). Meu amor é carinho pras meninas em Transição! Suas lindas!

    ResponderExcluir
  13. Imagino como deve ser difícil nos primeiros meses..
    Mas sou da galera que "faça o que você se sentir bem"
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Acho tão lindo a transição. Imagino o quanto é difícil se manter determinada e manter o BC. Parabéns pelo cabelo lindo!

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda aliso mru cabelo não tive aquele estalo sabe? Mas super apoio quem quer como você disse é algo interno e a pessoa tem q realmentr estar disposta a fazer isso e uma processo longo e demorado mas no final vale a pena!

    ResponderExcluir
  16. meu cabelo e alisado, eu gosto dele assim, mais as vezes sinto muita falta do meu cabelo natural e com bastante cachos, hoje em dia estou feliz assim, mais pretendo mais pra frente tipo bem mais pra frente mesmo fazer um BC.

    ResponderExcluir
  17. Deve ser muito dificil tomar essa decisão, mas acho que vale super a pena se libertar.
    AH e seu cabelo é muitoo lindo

    ResponderExcluir
  18. Ai que post incrivel, meu cabelo é cacheado e eu não me sinto bem com meu cabelo natural, e faço escova todo dia :(, más cuido bastante do meu cabelo, mas as vezes cansa, se eu vou no mercado que fica ao lado da minha casa eu tenho que fazer escova e mesmo cuidando sempre fica meio danificado, super admiro sua coragem hahahaha espero um dia conseguir.

    ResponderExcluir
  19. Eu estou tentando fazer a transição mas é um pouco difícil do que eu imaginava

    ResponderExcluir
  20. Eu estou tentando fazer a transição mas é um pouco difícil do que eu imaginava

    ResponderExcluir
  21. Boa sorte na sua transição capilar! Acredito que não foi fácil a decisão e muito menos o processo, como você mesma disse. Alias, você fica linda com os cachos *-* na realidade, todas as cacheadas são lindas <3 <3 e assumir essa juba maravilhosa é ter muita coragem, força e fé ^^ Parabéns por isso :33
    Beijinhos,
    Pequeno Mundo de Sarah

    ResponderExcluir

Link do seu blog - créditos

Tema Base por Butlariz